Translate

Sobre a Literatura.



Literatura é um ato de comunicação. O que devemos é precisar  esse ato de comunicação.
Quais seriam suas características fundamentais? Em que se distingue um ato de comunicação
literária de um ato de comunicação não-literária? Temos que estabelecer inicialmente que a Literatura
expressa uma concepção da realidade, isto é, o autor, através de sua obra, procura transmitir um certo conhecimento pessoal da realidade. Mas qual seria essa realidade? Numa obra literária podemos encontrar a expressão de uma realidade interior ( psicológica, subjetiva, etc.) ou de uma realidade
exterior (física, natural, etc.).

Literatura é a expressão de uma certa concepção da realidade interior e exterior do artista, fruto de sua experiência pessoal, transmitindo assim o conhecimento dessa realidade. Daí podemos dizer que o que diferencia a Literatura da não-literatura é  o tipo de conhecimento que ela transmite.

A partir disso podemos definir o ato de criar uma obra literária como o esforço do artista em transmitir essa concepção da realidade. Além disso,  como essa concepção é fruto da intuição pessoal
do artista, a realidade expressa é apenas 'semelhante' e não igual à realidade do mundo concreto, isto é, o autor cria ' outra realidade, cria a supra-realidade que possui leis próprias e não deve ser avaliada à partir das mesmas leis do mundo físico.


Dessa maneira, não deve haver regras específicas ou uma linguagem única para o artista, como há por exeplo, nas ciênciasExatas
ências xatas, em virtude do desejo da objetividade; ao contrário, o artista é que deve procurar encontrar a forma mais adequada para expressar o que deseja.


Temos aqui, portanto, mais uma característica da Literatura, que é a 'forma literária', fruto da criatividade e sensibilidade do artista. E não devemos nos esquecer de que só através da compreensão
dessa forma. desse significante, é que chegamos ao conteúdo da obra.

Dessa maneira o artista, ao trabalhar a linguagem, procura formalizar o melhor possível o conteúdo de sua concepção da realidade; no entanto, pode-se dizer que ele não consegue atingir a forma ideal, pois a linguagem não consegue expressar toda a experiência humana. Daí a Literatura ser um esforço, uma procura de expressão, do que uma realização total e acabada. Além disso é preciso levar em conta um fator muito importante da linguagem literária: a sua polivalência. O signo linguístico em Literatura é altamente influenciado pelo contexto e pode apresentar, como frequentemente acontece,  múltiplas conotações.

A conotação, o sentido de um signo de acordo com o contexto, é uma das características fundamentais da linguagem literária, que se opõe frontalmente à linguagem denotativa da Ciência. Nas obras científicas ou não-literárias, o signo tende a apresentar apenas um significado, para garantir a maior objetividade possível, eliminando-se assim a polivalência tão característica da Literatura.


Concluímos, então, que a linguagem literária é fruto da criatividade do artista e é o esforço feito por ele para formalizar o melhor possível o conteúdo que deseja expressar. além disso, só através do estudo da forma é que podemos chegar ao conteúdo da obra, o que nos leva a pensar nos vários elementos formais de que se servem os artistas para comunicar sua experiência.



Por enquanto é só. Assim que eu tiver tempo escreverei alguns tópicos sobre 'Elementos Formais  e Gêneros Literários.'


Rehgge.