Translate

Num átimo d'esperança.







Tiraste-me a atroz expectativa de não saber - pela boca -

ficar em paz. Por que viver sob a túnica da tristeza, se é contigo
que posso descrevê-la?


Tiraste-me do imo a metáfora que mil sábios não entenderiam.

Por que viver encobrindo-me com palavras, se é contigo que posso
entendê-la?


Tiraste-me os descaminhos de saber-me inseguro e crer em mim

mesmo. Por que ser mais um nômade por aí, se contigo, seguro, qualquer
lugar é o meu acreditar de ver o futuro, o mundo qual uma estrada,
minhas pernas de pensar?


Tiraste-me toda podridão social, e minha pureza consumida se refaz.

Por que ver com os olhos dos outros, se com os meus vejo os outros com os teus?


Tiraste-me o epílogo desta prosa, que noutro momento, doutra forma

findarei. Por que não viver de recomeços, se há uma chance de eu fazer sozinho
tudo dar certo?


(1984)





***