Translate

estrela matutina.







*****





lá no campo eu me engalfinhava
ficava até se apagar minha estrela
querendo sê-la
numa historinha de ninar

quem me esperava era dona quirina
mulata cara de menina
messalina nos confins do Pará

me enchia de macaxeira
de açaí pra pele brilhar
pra agradar painho
de anel e cordão de ouro
de terno branco
de dentes podres encapados
do chapelão cobrindo-lhe a calvície
que desde cedo eu e mainha
fazia no seu colo sentar

quando já  mocinha
me tocava duma maneira
que tenho vergonha de contar

e os machos da fábrica
vinham com presentinhos sem valor
meu picuá lotar
e com eles eu punha-me a rolar

depois  eu ia até a lagoa
nadava como um peixe
pintava o rosto
de vermelho do urucum
do roxo da amora madura
de jenipapo, enfim
com fé de um dia
chegar ao mar

até a hora que mainha
subia na escarpa
gritava pr'eu ir trabalhar

"menina berebenta
vê se não empaca
vá catar os ossos do boi morrido
na clareira da mata

vê se estica esse cabelo
escova a boca com sal no dedo
tem que sair lindos santinhos desses ossos

passa vinagre no arranhão da mão
não fica abestada
querendo fugir do lar".

"mas mainha
a dor mais doída
é minha própria vida
sou moleca selvagem
pé rachado
de correr livre no estradão".

e brincando com os moleques serelepes
lá no canavial eu vomitei
senti uma zonzura estranha
pra mainha eu contei

minha barriga foi crescendo
uma vida dentro de mim nascendo
e à luz uma menina eu dei

pus-lhe o nome de Estrela Matutina Luz e Sol
filha cabocla da terra vermelha
das campinas de ventos brandos
que cresceu e se foi sem adeus
ser minha estrela nas ruas de Belém
e nem se lembra mais de mim
do meu cheiro
dos nossos banhos de alecrim

nem se lembra
mas vou lembrando
que minha vida se foi assim
ao redor
da usina desativada
envelhecida enferrujada

e desta beira estrada
com minha trouxa na cabeça
canto e choro
porque ninguém chora por mim

painho morreu duelando com seus filhos meio-irmãos

mainha a carrocinha veio buscar
ela dorme bem perto do rio
se foi
esperando que a lenda do boto
que me contava às noitinhas
se tornasse realidade

"estrela matutina me guia
há tanto tempo
que o tempo  me definha,
há tanto tempo
que nem me lembro
que fui menina."

*
****